INCENTIVO

12/02/2010 15:01

Capes cria grupo de trabalho para estimular o ingresso de estudantes nos cursos de engenharia

Comissão tem prazo de 90 dias para propor ações que incentivem o desenvolvimento da pesquisa, pós-graduação, produção científica e inovação tecnológica nesta área.

 

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do governo federal, criou um grupo de trabalho para propor ações que estimulem o ingresso de estudantes nos cursos de graduação em engenharia. A comissão também pretende incentivar o desenvolvimento da pesquisa, pós-graduação, produção científica e inovação tecnológica na área.

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União no início da semana, o grupo foi criado porque há um entendimento de que a capacidade de inovação tecnológica de um país e a sua competitividade industrial estão ligadas ao desenvolvimento das engenharias. "Porém, no Brasil, o número de engenheiros formados, a produção de patentes e os avanços na área de inovação tecnológica estão abaixo do desejado para o desenvolvimento tecnológico do País", diz o documento.

O grupo é formado por dez especialistas, como docentes das universidades PUC-Rio, USP (Universidade de São Paulo), UnB (Universidade de Brasília), UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), e UFCG (Universidade Federal de Campina Grande). O prazo para apresentar uma proposta é de 90 dias.

Ana Paula Rocha

FONTE: https://www.piniweb.com.br//construcao/carreira-exercicio-profissional-entidades/capes-cria-grupo-de-trabalho-para-estimular-o-ingresso-de-162310-1.asp?utm_source=Virtual+Target&utm_medium=email&utm_content=PINIweb.com.br+%7C%A0Cap&utm_campaign=NL+PW+11%2F02%2F10&utm_term=jn13junior@hotmail.com