PARQUE DAGMAR MAZZA

24/12/2009 12:24

Na década de 1990 foi lançado o Projeto Minha Casa responsável pela execução dos oito assentamentos tipo Parques ou Residenciais implantados pela Prefeitura. Estes oito assentamentos receberam um total de 4.597 famílias assentadas em quatro das cinco zonas em que o perímetro urbano da cidade está dividido, entre estes encontramos o Parque Dagmar Mazza, na zona Sul de Teresina.

 

Em 1991 a população do bairro era de apenas 6.275 habitantes, quase uma década mais tarde essa população dobrou, chegando a 13.911. Como conseqüência desse rápido crescimento demográfico surge um alto índice de desemprego e a necessidade de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda.

 

A proximidade com o aterro sanitário e a falta dessas políticas públicas foi fundamental para nascimento da atividade que anos mais tarde constituiria-se a base econômica da região.

 

A gestão pública, tanto municipal quanto estadual, através do planejamento participativo elabora políticas públicas que visam melhorar as condições de vida dos moradores do bairro. Tais políticas têm como objetivo de ação o meio ambiente e a educação. Com a criação da associação dos catadores de lixo, o bairro passa a ter uma maior participação na elaboração e na execução de políticas públicas no bairro.

 

No dia 28/04/2009, a prefeitura municipal de Teresina, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (SEMTCAS), lança, na Escola Municipal Lizandro Tito de Oliveira, o Projeto Reciclagem. O programa visa capacitar as quase 200 famílias que vivem da coleta seletiva de lixo, Ensinando-os a manejar o lixo de forma ecologicamente saudável. Entre outros benefícios trazidos pelo projeto estão: a construção de dois telecentros e um depósito, além de orientação profissional.

 

Outro projeto que beneficia a comunidade é o ‘Desenvolvimento Regional Sustentável – Reciclagem’, este tem como objetivo a inclusão social das famílias que moram na região e a eliminação dos atravessadores, aumentando o rendimento mensal das famílias que chega 02 salários mínimos.

 

Os Parceiros destes projetos são: Associação de moradores do bairro, Sebrae, Banco do Brasil, Ufpi, Caixa Econômica, Ocepi e Funasa. Mas o maior parceiro destes projetos tem sido a educação.

 

O Parque Dagmar Mazza dispõe hoje de 02 escolas municipais e 02 creches; ambas atendem, respectivamente, 437 alunos e 72 crianças. A Escola Municipal Lizandro Tito de Oliveira é responsável pela conscientização da comunidade, onde programas como o Com vidas dão uma aula sobre meio ambiente. Além de ser responsável pela interação da comunidade, a escola é orgulho para o bairro. A evasão é quase zero e o índice de aprovação cresceu aproximadamente 10% em 5 anos, passando de 85% em 2005 para 95% em 2008.

 

Mais educação, Escola aberta e Projovem são alguns dos projetos que funcionam na escola que já foi premiada com vários prêmios, entre eles: professor alfabetizador (2008), 1º lugar na Prova Brasil no norte e nordeste (2005). Atividades esportivas, música e dança completam a grade curricular da escola.

 

Esgoto a céu aberto e a degradação do meio ambiente, são alguns dos problemas enfrentados pelos moradores do bairro. Falta ainda Saneamento
básico e as moradias não são das melhores.

 

E mesmo com a ausência de algumas políticas públicas no bairro, nasce uma alternativa para o crescimento e o desenvolvimento da comunidade. A educação torna-se a base do Parque Dagmar Mazza que cresce à luz do saber.

Alunos do 3º periodo de Serviço Social da Faculdade Santo Agostinho - noite